sexta-feira, 9 de março de 2012

PEEM PORONGA FORMA MAIS UMA TURMA EM TARAUACÁ


Educação muda a vida de jovens e adultos de todos os municípios do Acre
A parceria entre governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com a Fundação Roberto Marinho, para a execução do Programa Especial do Ensino Médio – Peem Poronga, tem permitido mudar a vida de jovens e adultos em várias partes do Acre. 

Com inicio em Sena Madureira, na segunda quinzena de outubro, a Secretaria de Estado de Educação tem realizado formaturas das turmas do Peem Poronga em várias cidades acreanas. Turmas concluíram o Ensino Médio também em Brasileia, Epitaciolândia, Rio Branco, Feijó e nesta terça-feira, 1, foi a vez de Tarauacá. 

O programa abriu novos horizontes para pessoas como Maria Gerusa Roque, do Seringal Santa Cruz, que vê na conclusão do Ensino Médio a oportunidade de melhor se preparar para o mercado de trabalho. “Antes eu não tinha perspectivas para o futuro. Hoje me considero uma pessoa mais preparada para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. Meu próximo passo é me preparar para as provas do Enem com a finalidade de acessar um curso superior. Minha visão de mundo hoje é outra”, afirma. 

Segundo a coordenadora geral do Peem Poronga, Francisca Reis, a finalidade do programa é fazer a diferença na vida de jovens e adultos que, em algum momento de suas vidas, pararam de estudar. “Temos conseguido corrigir a distorção idade/série dos alunos da rede pública estadual de ensino nas 17 cidades onde o programa foi implantado”, revela. 

Uma prova de que o Peem Poronga tem dado certo e colhido os frutos desejados, é ver a alegria estampada nos rostos dos formandos em todos os lugares onde as formaturas têm acontecido. Em Tarauacá não foi diferente. Eram 81 jovens e adultos que deram o melhor de si nos 18 meses de estudos. Para eles, é o inicio de uma nova jornada em suas vidas e de sonhos que ainda serão realizados. 

Para o professor José Valtamir de Lima, ”trabalhar no Peem Poronga foi uma realização profissional. Ver os alunos vencendo mais esta etapa é gratificante. Hoje estão sendo formados cidadãos dignos, éticos e corretos. A missão de vocês agora é colocar em prática as competências adquiridas”, comenta. 

Representando o Secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, a coordenadora do Ensino Médio da SEE, Ligia Carvalho, disse estar “honrada e feliz de participar de um momento importante na vida dos jovens que conseguiram corrigir a distorção idade/série ou que se encontravam fora da escola. Novos desafios virão, mas tenham a certeza que serão vencidos com força de vontade e determinação. Acreditem no potencial de vocês, por que hoje vocês estão mostrando que são vencedores”. 

“O momento traduz vitória”, foi assim que a coordenadora do Núcleo ad SEE em Tarauacá, Francisca Aragão, iniciou sua fala aos formandos e continua: “Hoje é o começo de uma nova história na vida dos 81 jovens. Todos os programas de políticas públicas só tem valor se a comunidade aceitá-los e abraçá-los com o intuito de que façam parte de suas vidas, sonhando e fazendo o sonho acontecer”, concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário